sábado, 20 de novembro de 2010

Coração aos pulos: Fla e Guarani jogam em clima de tudo ou nada

Ameaçados pelo rebaixamento, cariocas e paulistas se enfrentam no Engenhão, neste sábado, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro

 

Tensão, pressão, angústia, sofrimento. Vai ter um pouco de tudo isso no Engenhão neste sábado, às 19h30m (de Brasília). E gente. Pelo menos 35 mil pessoas. Os rubro-negros atenderam ao chamado dos jogadores do Flamengo, vão ao estádio, mas querem algo em troca. Querem sossego, um fim de ano mais tranquilo, três pontos no bolso e o fim desse papo de rebaixamento para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. De longe, lá em Campinas, os torcedores do Guarani, um pouco mais preocupados, querem o mesmo. Os bugrinos já estão no Z-4, com a corda no pescoço. Entretanto, há chances de afrouxar o nó nesta 36ª rodada.
O Flamengo não vence há cinco partidas (três empates e duas derrotas). A vantagem para a área de risco já foi de cinco pontos, mas agora é de três. O time de Vanderlei Luxemburgo é o 14º, com 40 pontos. O Avaí, o primeiro do Z-4, tem 37, a mesma pontuação do Guarani, o 18º. O Bugre não vence desde a 25ª rodada. Nas dez últimas, somou apenas quatro pontos. O ataque não tem funcionado. Em sete jogos, fez só um gol.

Wilton Pereira Sampaio (DF) apita a partida. Ele será auxiliado por Cesar Augusto de Oliveira Vaz (DF) e João Antonio Sousa Paulo Neto (DF). O SporTV transmite a partida, exceto para o Rio de Janeiro. VOCÊ ACOMPANHA A PARTIDA COMPLETA NO BLOG FLAMANOLOS, E PELO TWITTER @CR_FlaOficial .


Flamengo: são 115 anos de história em questão. Na semana em que celebrou seu aniversário e iniciou as obras do museu que preservará suas glórias, o Rubro-Negro precisa dar uma resposta ao torcedor. O time de Vanderlei Luxemburgo chegou ao limite e tem de vencer. Se somar três pontos, praticamente assegura sua permanência na elite.  

Guarani: : uma vitória sobre o Flamengo pode tirar o Bugre da zona de rebaixamento. Com 37 pontos, em 18º, o time de Campinas pode chegar a 40 e passar por Avaí (38), Vitória (39), Atlético-MG (39) e o próprio Fla (40, mas com número de vitórias menor que os paulistas).


Flamengo: Kleberson ganha uma vaga no meio-campo e fará companhia a Maldonado, Willians e Renato. Correa fica no banco. No ataque, Diogo e Deivid terão nova chance. No último coletivo, a dupla treinou bem e deixou boa impressão. A escalação: Marcelo Lomba, Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Willians, Kleberson e Renato; Diogo e Deivid.

Guarani: o meia Paulinho teve amigdalite durante esta semana e pode desfalcar o time de Campinas. Se ele não puder jogar, Diego Barboza entra no time. A escalação: Emerson, Apodi, Aislan, Aílson e Márcio Careca, Maycon, Baiano, Preto e Paulinho (Diego Barboza); Mazola e Geovane.



Flamengo: Luxemburgo está com todos os jogadores à disposição.

Guarani: Douglas, Rodrigo Heffner, Fabão, Rodrigão, Fabiano, Renan e Ricardo Xavier estão machucados e sequer viajaram.


Flamengo: Diogo, Fernando, Marcelo Lomba, Petkovic, Val Baiano.

Guarani: Aílson, Baiano, Douglas, Geovane, Mazola, Paulo Roberto, Renan, Ricardo Xavier. 


Flamengo: Kleberson vive uma temporada instável, mas é um jogador experiente e pode melhorar a troca de passes no meio-campo, setor que tem demonstrado deficiências.    

Guarani: especialista nas jogadas de bola parada, o meia Baiano é uma das armas do Guarani para tentar vencer o jogo no Engenhão. O jogador já marcou quatro gols no campeonato. Brasileiro.






Vanderlei Luxemburgo (técnico do Flamengo): "Se o Flamengo tivesse um time definido, eu não estaria aqui. Estou tentando arrumar o time. Respeito todas colocações, mas estou fazendo aquilo que é necessário. O único resultado ruim que tive até o momento foi contra o Atlético-PR, pois estava jogando em casa. Você tem que buscar o time ideal e motivar os jogadores".

Vagner Mancini (técnico do Guarani): "Não tem outra maneira de vencer o Flamengo fora de casa se eu não montar uma equipe ofensiva. Vou colocar em campo aqueles atletas que têm mais facilidade de finalizar". 



- Nos últimos seis confrontos entre as duas equipes, foram três vitórias para cada lado: Guarani 5 a 3 (Brasileiro 2003 - Brinco de Ouro); Fla 1 a 0 (Brasileiro 2004 - Brinco de Ouro); Fla 1 a 0 (Brasileiro 2004 - Maracanã); Fla 5 a 1 (Copa do Brasil 2006 - Maracanã); Guarani 1a 0 (Copa do Brasil 2006 - Brinco de Ouro) e Guarani 2 a 1 (Brasileiro 2010 - Brinco de Ouro).

- Flamengo e Guarani já se enfrentaram 13 vezes na cidade do Rio de Janeiro pelo Campeonato Brasileiro, todas no Maracanã. O Rubro-Negro leva boa vantagem. Foram sete vitórias da equipe carioca, quatro empates e duas vitórias da equipe paulista. O Fla marcou 21 gols e sofreu dez.
- A média de gols do confronto ao longo dos Brasileiros não é muito grande. Em 27 jogos, foram marcados 72 gols, média de 2,66 por partida.

- O Guarani não vence uma partida como visitante neste Brasileiro há mais de quatro meses (ou 14 jogos). A última foi em 3 de junho: 1 a 0 sobre o Vasco, em São Januário, gol de Roger. Depois disso, foram quatro empates e dez derrotas.



Em um jogo com um lance duvidoso e um pênalti inexistente, o Guarani teve uma reação impressionante nos minutos finais e venceu, de virada, o Flamengo por 2 a 1, em 29 de agosto, pela 17ª rodada. No Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, o time carioca foi comandado pelo interino Toninho Barroso, mas observado por Silas, anunciado como novo treinador. O Bugre de Vagner Mancini reclamou muito de uma penalidade não marcada no primeiro tempo e, quando teve outra a favor, desperdiçou. Mas fez dois gols nos acréscimos e decidiu a partida, embora tenha sido dominado praticamente o jogo todo pelo adversário. 


Melhores momentos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre a postagem acima.