O C.R Flamengo






Clube de Regatas do Flamengo


Clube de Regatas do Flamengo é uma agremiação poliesportiva brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro fundada para disputas de remo em 17 de novembro de 1895. Criado no bairro de mesmo nome, mudou-se para o bairro da Gávea na primeira metade do século XX.



Sua atuação no futebol iniciou-se em 1912. Suas maiores glórias neste esporte são a Copa Intercontinental (Mundial Interclubes) e a Copa Libertadores de 1981, na equipe que contava com nomes como Paulo César Carpeggiani (técnico), Júnior, Adílio, Tita e liderada por Zico, considerado o maior ídolo da história do clube. O Flamengo é o atual detentor do título do Campeonato Brasileiro, sendo este conquistado em 2009.


Detém o recorde de maior vencedor do Campeonato Carioca de Futebol com 31 títulos, sendo conquistado em cinco oportunidades o tricampeonato estadual (1942-44; 1953-55; 1978, 1979 especial e 1979; 1999-2001 e 2007-09). Em 26 de julho de 2009, tornou-se o primeiro clube a atingir a marca de mil jogos na Primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Junto ao Botafogo de Futebol e Regatas, detém a maior seqüência invicta do futebol brasileiro com 52 partidas em 1979. O próprio Botafogo, além do Fluminense Football Club e do Club de Regatas Vasco da Gama são os grandes rivais esportivos do Flamengo ao longo da história.


É o clube com o maior números de torcedores do Brasil e do mundo, como indicam pesquisas do IBOPE, e Datafolha reportagem da revista Mundo Estranho. Estima-se ter uma torcida entre 33 e 40 milhões de torcedores só no Brasil.


O Flamengo foi eleito ainda, numa pesquisa feita pela FIFA, o nono maior clube do século XX, segundo maior do Brasil e quarto maior das Américas. Já o Ranking da CBF coloca o Flamengo atualmente em terceiro lugar com 2039 pontos, atrás do Grêmio e do Corinthians.


Em 9 de março de 2007, foi sancionada pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, a Lei Estadual 4.998/2007, instituindo o Dia do Flamengo, festejado no estado em 17 de novembro, data da fundação do clube.
Também em 2007, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, César Maia, tombou a Torcida do Flamengo como Patrimônio Cultural da Cidade por promover espetáculos de alegria no Maracanã e em diversos estádios, instituindo também, em 17 de outubro de 2007, o Dia do Flamenguista, comemorado em 28 de outubro, mesmo dia do padroeiro do Flamengo, São Judas Tadeu.

Além do remo e do futebol, outras modalidades de destaque no Flamengo são o basquetebol, onde a equipe masculina é a atual bicampeã nacional e foi campeã sul-americana em 2009, e a ginástica artística que conta na equipe com nomes de destaque como Diego Hypólito, Daniele Hypólito e Jade Barbosa.

Outras modalidades:

* Automobilismo (Superleague Fórmula)
* Basquetebol
* Bocha
* Futebol
* Futsal
* Ginástica artística
* Judô
* Nado sincronizado
* Natação
* Pólo aquático
* Remo
* Showbol
* Tênis
* Voleibol

Início do Futebol

A partir de 1902, o remo passou a dividir com o futebol a preferência popular. Assim, os associados do Flamengo tornaram-se sócios também do Fluminense para acompanhar o futebol e os do clube das Laranjeiras vieram para o rubro-negro, a fim de acompanhar as regatas. Alberto Borgerth representava bem o exemplo, pois pela manhã remava pelo Flamengo e à tarde jogava pelo seu clube, o Fluminense.


A era Zico - Os anos 1980

A década de 1980 foi a época mais importante na história do Flamengo. Foi nesta década que o clube conquistou seu primeiro Campeonato Brasileiro, repetindo o feito, ainda nesta década, por mais duas vezes. Em 1987 o Flamengo conquistou também o título da Copa União, que embora não reconhecido pela CBF, é considerado pela maior parte da imprensa esportiva, pelo Clube dos 13 e pelo CND como o Campeonato Brasileiro de Futebol daquele ano. No mesmo período conquistou seus únicos títulos da Taça Libertadores da América e da Copa Intercontinental em 1981.

1981 foi o ano mais especial da década para a história do Flamengo. Além de conquistar o Campeonato Carioca levantou a Taça Libertadores da América derrotando o Cobreloa do Chile por 2 a 0, gols de Zico, na primeira participação do rubro-negro na competição. Depois, conquistou a Taça Intercontinental ao bater o Liverpool da Inglaterra por 3 a 0, em Tóquio. Zico ganhou o prêmio de melhor jogador da decisão. O Flamengo é o único clube carioca possuidor do título mundial. Além disso, outro feito foi estabelecido no Campeonato Carioca deste ano: a equipe conseguiu devolver a goleada de 6 a 0 imposta pelo Botafogo no dia do aniversário do Flamengo em 1972. Zico marcou o segundo e o quinto gol e Andrade fechou a goleada.

Em 1983 o Flamengo conquistou o tricampeonato brasileiro ao golear o Santos no Maracanã por 3 a 0. Neste mesmo ano, Zico deixou o clube para ir jogar na Udinese, da Itália.

Pós-Zico

Mesmo sem seu grande craque, os primeiros anos da era pós-Zico, foram de glória para o Flamengo. A primeira conquista nacional foi a segunda edição da Copa do Brasil em 1990 contra o Goiás.


Time dos Sonhos

Após o título brasileiro de 1992, o clube entrou em uma grande crise financeira e as conquistas nacionais e internacionais tornaram-se menos frequentes. Em 1995, ano do seu centenário, o radialista Kleber Leite assumiu a presidência do clube e contratou o atacante Romário, então o melhor jogador do mundo, que estava no Barcelona.

Mesmo com Romário (que nesse ano brigava contra Túlio e Renato Gaúcho pelo "título" de Rei do Rio) e outros craques que foram contratados, como Edmundo e Branco, o ano do centenário rubro-negro não foi vitorioso. O Flamengo conquistou apenas a Taça Guanabara com três gols de Romário contra o Botafogo.

Em 1996, o Flamengo conquista de forma invicta o Campeonato Carioca de Futebol e a Taça Guanabara, vencendo o Vasco no último jogo da Taça Rio e conquistando o título por antecipação, sem a necessidade de uma final. Romário foi o artilheiro do estadual e Sávio Bortolini Pimentel o destaque da campanha do Flamengo na Copa Ouro Sul-Americana, onde o Rubro Negro sagraria-se campeão. Sávio terminou a competição como artilheiro ao marcar 3 vezes contra o São Paulo na final. Este foi o terceiro título internacional oficial do Flamengo.


Casos de corrupção e o risco do rebaixamento

Em 1999, assumiu Edmundo dos Santos Silva e, com ele, veio um contrato milionário com a empresa de marketing esportivo ISL. Apesar de campanhas ruins no Campeonato Brasileiro, o Flamengo se destacava em outras competições, tanto que sagrou-se tricampeão estadual (1999, 2000 e 2001) todas elas em cima do Vasco. Ganhou a Copa Mercosul em 1999 e a Copa dos Campeões, em 2001.

Neste mesmo ano (2001), o Flamengo escapou do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro na última rodada do torneio e iniciou uma série de campanhas pífias no Campeonato Brasileiro, quase em todas lutando contra o rebaixamento.


2006 - O início de novos tempos

Em 2006, chega pela quinta vez à final da Copa do Brasil, porém desta vez consegue conquistar o título sobre o rival Vasco, ganhando novamente um título nacional, o que não acontecia desde 2001 com a conquista da Copa dos Campeões.

Um fato curioso foi a demissão do técnico Waldemar Lemos, após a classificação da equipe para as finais da Copa do Brasil. Para o seu lugar foi contratado Ney Franco, que treinava o Ipatinga, a sensação do torneio ao eliminar Botafogo e Santos, parando nas semifinais justamente contra o Flamengo.

Em 2007, paralelo a disputa da Copa Libertadores da América, o Flamengo conquista a Taça Guanabara 2007 ao derrotar o Madureira na final pelo placar de 4 a 1, após ter sido derrotado no primeiro jogo por 1 a 0. Na final do estadual contra o Botafogo, o Flamengo empata ambos os jogos em 2 a 2 e, nos pênaltis (4 a 2), sagra-se Campeão Carioca de 2007, erguendo o 29° título estadual de sua história em um jogo de arbitragem conturbada.

O Campeonato Brasileiro de 2007 prometia ser um dos piores da história do Clube de Regatas do Flamengo. Após a eliminação da Taça Libertadores da América, o clube estreou no Campeonato Brasileiro. Durante a disputa, o técnico Ney Franco foi demitido e o clube contratou novamente Joel Santana.

Nesse ponto, o clube almejava apenas sair da zona de rebaixamento e talvez conquistar uma vaga na Copa Sul-americana. porém ao final do campeonato o Flamengo havia conquistado o direito a uma vaga na Taça Libertadores da América de 2008.

Título recorde e nova frustração em 2008

Para a nova temporada de 2008 o clube renova o contrato de Joel Santana e contrata reforços para a disputa da Taça Libertadores. No primeiro turno do Campeonato Carioca conquista o décimo oitavo título da Taça Guanabara e, posteriormente na final, seu trigésimo Campeonato Carioca, ambos sobre o Botafogo. Com o trigésimo título estadual, o Flamengo empatou com o Fluminense em quantidade de títulos, possuindo ambos trinta até então.


No Campeonato Brasileiro, já sob o comando do novo técnico Caio Júnior, o Flamengo teve um início avassalador, chegando ao final da 11ª rodada abrir cinco pontos de diferença para o segundo colocado, o Grêmio. Porém nas sete rodadas seguintes o time só somou dois pontos, caindo para a sétima colocação. Foi recuperando posições ao longo do segundo turno, porém pontos preciosos perdidos em casa custaram-lhe não só a chance de conquista do título quanto a classificação para a Copa Libertadores de 2009. Porém, com o descenso do seu maior rival Vasco da Gama à Série B do Campeonato Brasileiro, o Flamengo tornou-se o único clube carioca a jamais ser rebaixado.

2009 - O Rio tem novo rei

Para 2009, o Flamengo trouxe para o lugar de Caio Júnior o técnico Cuca.
A primeira competição em disputa foi o Campeonato Carioca. Na Taça Guanabara, o time sofreu para derrotar adversários tecnicamente inferiores, normalmente marcando gols nos últimos minutos de jogo, mas ainda assim conseguiu se classificar na primeira posição do seu grupo. Nas semifinais uma derrota inesperada para o Resende por 3 a 1, deixou um alerta sobre a continuidade da equipe na competição. Na Taça Rio, o time encerrou a fase de classificação novamente em primeiro lugar no seu grupo, desta vez superando o Fluminense na semifinal e Botafogo na final da Taça Rio, conquistando o título e o direito à disputa do estadual.

Nas finais, assim como em 2007, as duas partidas foram emocionantes, ambas terminando empatadas em 2 a 2, o que levou a decisão para os pênaltis. Assim como no ano anterior, o destaque esteve por conta do goleiro Bruno, que defendeu dois pênaltis e garantiu o título para o Flamengo e o primeiro da carreira do técnico Cuca. O título marcou o quinto tricampeonato estadual do clube, e o deixou pela primeira vez líder absoluto em número de conquistas estaduais: 31, contra 30 do Fluminense.

Fora dos gramados, o Flamengo também conquistou títulos. O time de basquetebol conquistou a Liga Sul-Americana e se sagrou bicampeão brasileiro, sendo o último o primeiro título do Novo Basquete Brasil, ao derrotar o Universo/BRB de Brasília por 3 a 2 no playoff final, após terminar em primeiro a temporada regular.

O Hexa!

Em 22 de julho de 2009, Cuca foi demitido do clube. Com Andrade como substituto, o time embalou no Campeonato Brasileiro e, com uma grande recuperação no segundo turno, assumiu a liderança na penúltima rodada, após vencer o Corinthians por 2 a 0 e com a derrota do São Paulo de 4 a 2 para o Goiás. Em 6 de dezembro o clube precisava vencer para confirmar o título, num jogo tenso contra o Grêmio que saiu na frente no placar, mas virou o jogo para a 2 a 1 e conquistou a taça de campeão após 17 anos.

2010

Em 2010, o Flamengo manteve a grande maioria dos jogadores que haviam conquistado o Campeonato Brasileiro no ano anterior, além do técnico Andrade. O clube apostava em conquistar diversos títulos. Para isso, trouxe como reforço o atacante Vágner Love, que estava no Palmeiras. Adriano e Vagner Love passaram a formar uma dupla de ataque que muitos torcedores apelidaram como "Império do Amor".


O elenco do rubro-negro ainda teve diversos fatores extra-campos que renderam críticas, como o episódio em que Vágner Love, em uma visita a uma favela do Rio de Janeiro, foi defendido por várias pessoas armadas de um morador furioso, que teria ficado bravo pelo atacante ter matado o cachorro do morador. Esses episódios, somados a perda do título estadual, começaram a abrir uma crise no clube.

Já na Copa Libertadores da América, o Flamengo classificou-se como o sexto melhor segundo colocado (última vaga para as oitavas-de-final), após uma campanha com três vitórias, um empate (em casa contra o Universidad de Chile por 2 a 2) e duas derrotas (uma contra o mesmo Universidad de Chile por 2 a 1 e outra para o Universidad Católica por 2 a 0), marcando onze gols e sofrendo nove. Mesmo com a classificação apertada, o treinador Andrade foi demitido.

Para dirigir a partida seguinte contra o Corinthians, em 28 de abril, o treinador interino foi Rogério Lourenço. Rogério continuou dirigindo a equipe interinamente até seu nome ser efetivado em 8 de maio. O Flamengo conseguiu se classificar para as quartas-de-final da Copa Libertadores da América depois de eliminar o Corinthians pelo critério do gol fora-de-casa (venceu por 1 a 0 no Maracanã e perdeu por 2 a 1 no Pacaembu, em São Paulo). Depois foi eliminado da competição pelo Universidad de Chile, também no critério gol fora-de-casa (perdeu por 3 a 2 no Maracanã e venceu por 2 a 1 no Santa Laura, em Santiago). Após a eliminação, Adriano deixou o clube e acertou seu retorno para a Itália, para jogar pelo Roma. Pouco depois, Vágner Love também deixou o rubro-negro e voltou para CSKA Moscou.

No segundo semestre, o Flamengo começou o Campeonato Brasileiro de forma irregular, o que ocasinou a demissão do técnico Rogério Lourenço após o empate em casa contra o Atlético Mineiro na 16ª rodada. Foi substituído interinamente por Toninho Barroso, que treinou a equipe na derrota para o Guarani, e rapidamente Silas foi anunciado como o novo treinador do clube. Mesmo com novo treinador, continuaram os maus resultados, e o empate com o Botafogo em 1 a 1 decretou a saída de Silas. No dia 5 de outubro, foi anunciado o novo técnico, Vanderlei Luxemburgo. Essa será a terceira vez que ele comandará o Flamengo. Vanderlei assume com a missão de tirar o Flamengo de perto da zona de rebaixamento e diz que sua meta é levar o time até a Sul-americana.


Apesar de ter sido fundado como um "Clube de Regatas", o esporte mais tradicional no Flamengo é o futebol. Único clube carioca campeão do mundo, é a segunda equipe que mais vezes conquistou o Campeonato Brasileiro com 5 títulos reconhecidos pela CBF, mas que pela imprensa e pelo Clube dos Treze é considerado o maior vencedor ao lado do São Paulo com 6 títulos (contando com a Copa União de 1987). É a equipe mais vitoriosa do Campeonato Carioca com 31 títulos.

Principais títulos:

▪ Copa Intercontinental (Mundial Inteclubes)
▪ Copa Libertadores da América
▪ Copa Mercosul
▪ Hexa Campeão Brasileiro
▪ Bi-Campeão da Copa do Brasil
▪ Copa dos Campeões
▪ Torneio Rio-São Paulo
▪ Campeonato Carioca (31 vezes)

Principais treinadores:

* Carlinhos
* Cláudio Coutinho
* Hungria Izidor "Dori" Kürschner
* Flávio Costa
* Paraguai Fleitas Solich
* Jair Pereira
* Joel Santana
* Ney Franco
* Paulo César Carpeggiani
* Zagallo
* Andrade


Basquetebol

História

O basquete rubro-negro ganhou seu primeiro campeonato em 1919, o Campeonato da Cidade do Rio de Janeiro (masculino), título que voltou a conquistar em 1932. O tricampeonato conquistado em 1933 (este invicto), 1934 e 1935 foi o primeiro da história do clube. Em 1934, 1949, 1951 e 1953, o Flamengo foi campeão brasileiro em campeonato organizado pela antiga CBD (Confederação Brasileira de Desportos).

Atletas destacados

Masculino:
* Affonso Azevedo Évora
* Algodão
* Kanela
* Marcelinho
* Oscar Schmidt
* Paulinho Villas Boas
* Zé Mário

Feminino:
* Angelina
* Delci
* Marlene
* Norminha

Principais títulos

Liga Sul-Americana de Basquete (masculino): 2009
Campeonato Brasileiro (masculino): 2008, 2009
Campeonato Mundial (feminino): 1966
Campeonato Sul-americano (masculino): 1953 e 1961
Campeonato do Brasil (masculino): 1934, 1949, 1951 e 1953
Campeonato Brasileiro (feminino): 1954, 1955, 1964 e 1965
Campeonato Sul-americano (feminino): 1958 e 1964
Campeonato Estadual do Rio de Janeiro (masculino): 25 vezes
Campeonato Estadual do Rio de Janeiro (feminino): 3 vezes

Ginástica artística

A ginástica artística do Flamengo começou em 1950, mesmo ano da fundação da Federação Carioca de Ginástica.

Judô

O judô foi introduzido no Flamengo em 8 de agosto de 1954 e foi o primeiro esporte de artes marciais praticado no clube.

Natação

A natação começou no clube da Gávea antes mesmo da inauguração do respectivo departamento, fato que só ocorreu em 1921; embora o parque aquático do Flamengo só tenha ficado pronta em 1965.


Pólo aquático

O pólo aquático é o segundo esporte mais antigo da história do clube, após o remo.

Remo

O "Grupo de Regatas do Flamengo", que depois se tornou "Clube de Regatas do Flamengo" nasceu em 1985 para disputas no remo e por isso a história dessa modalidade na equipe rubro-negra se confunde com a própria história do Flamengo.

Tênis

O Flamengo começou a disputar campeonatos de tênis em 1916, e logo conquistou um tricampeonato carioca (1916-17-18), mesmo com os atletas treinando em outros clubes.

Vôlei

O Flamengo tem tradição no voleibol, sendo um dos fundadores da Liga Metropolitana, em 1938, ano em que conquistou seu primeiro título com a equipe feminina, a qual nas décadas de 40, 50 e 60 conquistou vários títulos, sendo apelidade de "Campeã dos campeões".

Sedes e estádios

Rua Paysandu

O estádio estava localizado na rua de mesmo nome, no bairro do Flamengo e pertencia à Família Guinle. Em 31 de outubro de 1915, o clube fez sua estreia no estádio, vencendo o Bangu por 5 a 1, em jogo do Campeonato Carioca; e jogou lá pela última vez em 1932. Em 25 de setembro de 1925, o Flamengo disputou sua última partida no local, com uma vitória de 5 a 0, já que não tinha dinheiro para pagar o terreno.

Gávea

Em 1938, o Flamengo fez sua primeira partida oficial no Estádio da Gávea, perdendo para o Vasco por 2 a 0; e fez sua última partida oficial em 1997, vencendo o Americano por 3 a 0.


Maracanã

O estádio Jornalista Mário Filho, é o local onde o Flamengo manda suas partidas de futebol.
O recorde atual de público é de 87.795 espectadores, na partida válida pela antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2007, entre Flamengo e Atlético Paranaense, vencida pelo rubro-negro carioca por 2 a 0, a qual garantiu-lhe vaga na Taça Libertadores da América de 2008.

CT Ninho do Urubu

O Centro de Treinamentos Ninho do Urubu é o local onde o Flamengo pretende realizar todos os seus treinamentos relacionados à equipe de futebol. Fica localizado em Vargem Grande e, apesar de a obra não estar completamente concluída, já é utilizado em algumas ocasiões pelo time.

Presidentes

O Primeiro presidente do Flamengo foi Domingos Marques de Azevedo, que comandou do ano de 1895 á 1897.
O último foi o Marcio Braga, comandando o Flamengo desde 2004 até 2009. A atual presidente, Patrícia Amorim assumiu o clube no ano de 2010.

Torcidas Organizadas

Clique aqui e veja alista de torcidas organizadas do Clube de Regatas do Flamengo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre a postagem acima.