sábado, 11 de dezembro de 2010

Flamengo reformula elenco "acabando" com geração

O Flamengo vem reformulando aos poucos seu elenco para a próxima temporada e existe uma clara tentativa de tornar o grupo mais jovem para 2011.


Porém, esse processo deixa visível também o objetivo da administração da presidente Patrícia Amorim de ir se desfazendo de jogadores que formaram uma geração vitoriosa da história do clube, mas que recebeu muitas críticas recentes dos dirigentes da atual gestão.

Nos últimos anos o Flamengo conquistou a Copa do Brasil (2006), o tricampeonato carioca (2007 a 2009) e o Campeonato Brasileiro de 2009. Jogadores que participaram dessas conquistas ou da maior parte delas estão deixando o Flamengo ou já saíram da Gávea nas últimas semanas.

Quando assumiu a função de diretor executivo do departamento de futebol do clube, Zico diagnosticou muita indisciplina do plantel e usou a frase: "Não é porque conquistaram um título que eles (jogadores) poderiam fazer o que quisessem". A reformulação do elenco mostra que Patrícia concorda com o ex-dirigente do clube, que deixou o cargo reclamando de falta de apoio.

O primeiro desta geração vitoriosa a sair foi o goleiro Bruno, mas nesse caso sem maiores interferências da diretoria, uma vez que o jogador foi preso sob acusação de participação no desaparecimento da estudante Eliza Samúdio. Ainda no meio do ano, o atacante Adriano, que só participou do título do Brasileirão, mas que era visto como um dos símbolos da indisciplina do elenco, não teve o contrato renovado e foi para a Roma.

No fim de outubro o contrato de Toró chegou ao fim e o volante, após cinco anos, deixou a Gávea sem ser muito notado. Na tarde da última quarta-feira o lateral esquerdo Juan anunciou que não tinha sido procurado para renovar seu vínculo, que chega ao fim dia 31 de dezembro, e que, por isso, iria sair do Rubro-Negro.

Nos próximos dias outros dois jogadores que foram símbolos desta geração vitoriosa também podem sair do Flamengo. O lateral direito Leonardo Moura recebeu propostas de Santos e de Internacional, além de estar nos planos de São Paulo e de Palmeiras. Valorizado, o atleta gostaria de receber um reajuste salarial, algo que o clube não parece disposto a dar. Na Gávea, o lateral já é visto como moeda de troca.

Autor do gol do título do Brasileirão de 2009, na decisão contra o Grêmio, o zagueiro Ronaldo Angelim é outro que dificilmente vai emplacar 2011 com a camisa do Flamengo. Sem prestígio com o técnico Vanderlei Luxemburgo e tendo falhado muito na temporada, o atleta deverá ser procurado para rescindir contrato de maneira amigável. Seu destino mais provável é o Fortaleza, que o revelou para o futebol brasileiro e onde Angelim gostaria de encerrar a carreira.

O desmanche deverá atingir ainda outro ídolo do elenco e que foi peça fundamental na conquista do título de 2009. O meia sérvio Petkovic não faz mais parte dos planos da comissão técnica e só não foi liberado ainda porque o pagamento de seus salários está atrelado a uma dívida trabalhista com o jogador. O departamento jurídico estuda uma maneira de quitar essas pendências sem que ele seja ainda funcionário do Flamengo.

Uma definição sobre esse assunto deverá ser oficializada até o fim da próxima semana. Do time que conquistou o título diante do Grêmio já deixaram o clube Bruno, Juan, Aírton, Toró, Zé Roberto e Adriano. Leonardo Moura, Ronaldo Angelim e Petkovic parecem mais fora do que dentro da Gávea, assim como o volante Willians, que tem propostas de Santos, São Paulo e Internacional. Portanto, da equipe daquela tarde de 6 de dezembro, o único que têm permanência assegurada para 2011 é o zagueiro David.

Além dele, o volante chileno Maldonado, homem de confiança de Vanderlei Luxemburgo e que não participou da final diante dos gremistas por estar lesionado, também será mantido.

Com o desmanche certo, a diretoria começa também a procurar reforços, mas vem esbarrando na falta de recursos para contratar os nomes que interessam a Vanderlei Luxemburgo. Nesse caso, alguns atletas do atual elenco deverão ser usados como moeda de troca. Casos de Leonardo Moura, Willians e do volante Kléberson, que interessa a clubes do futebol mexicano. A ideia da comissão técnica é ter todo o plantel definido nos primeiros dias de janeiro, para que o período de pré-temporada não venha a ser prejudicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre a postagem acima.